quinta-feira, 20 de novembro de 2003

03.05 Incorporação do conhecimento nas mercadorias

Vejamos agora como se estrutura a incorporação de conhecimento nas mercadorias entre o momento em que são concebidas e o momento em que o último exemplar é transaccionado no mercado. Pode-se olhar para este ciclo, o ciclo economicamente activo das mercadorias, como sendo um Projecto.

Desde o início as mercadorias são pensadas e realizadas tendo em mente a necessidade de convencer os compradores a escolhê-las, em detrimento de outras, e a pagar o preço mais elevado possível.

Todas as actividades que incorporam conhecimento através do trabalho podem ser classificadas nos seguintes tipos:


Autoria

Trata-se da elaboração da ideia original, mesmo que em traços muito grossos, quer da mercadoria quer das condições de mercado que a justificam.

Alguns tipos de conhecimento aplicado:

- as necessidades dos consumidores
- o mercado de oferta já existente
- materiais, equipamentos e especializações disponíveis para o projecto


Montagem

Consiste na identificação e agrupamento dos meios humanos e materiais necessários ao arranque do projecto.

Alguns tipos de conhecimento aplicado:

- Oferta de bens de equipamento e de serviços
- Enquadramento social e legal das relações de trabalho
- Técnicas de negociação e contratação
- Engenharia e design requeridos para transformar a ideia original numa lista de especificações e procedimentos rigorosos
- Estudos de mercado
- Plano de negócios incluindo os mercados alvo, os factores de competitividade e o nível de preços

Gestão

Compreende as acções concertadas e eficazes dos meios reunidos por forma à obtenção do resultado definido no plano.
Alguns tipos de conhecimento aplicado:

- Direcção e controlo dos recursos humanos
- Planeamento e programação da produção e da logística
- Relacionamento com fornecedores
- Sub-contratação
- Oportunidade e perfil das acções promocionais
- Estratégia de vendas e de canais de comercialização
- Contabilização e controle orçamental


Execução

Diz respeito à realização das actividades componentes do projecto quer na fase de montagem quer no seguimento da produção.
Alguns tipos de conhecimento aplicado:

- Técnicas de produção e de manipulação de equipamentos
- Técnicas de desenho e de teste
- Procedimentos administrativos e contabilísticos
- Técnicas de compras e de logística
- Técnicas de comunicação e de vendas
- Técnicas de manutenção de equipamentos
- Procedimentos de assistência aos clientes

Embora o sucesso dos projectos dependa em graus diferentes da ideia original ou das formas de realização todos estes tipos de conhecimento são imprescindíveis.
Todos estes tipos de conhecimento são aplicados com o expresso objectivo de influenciar o conhecimento dos consumidores relativamente aos bens produzidos e à respectiva capacidade para satisfazer as suas necessidades.

Temos assim conhecimento dos produtores aplicado na realização dos produtos com o objectivo de influenciar o conhecimento em que os consumidores fundamentam as suas decisões.

Na sociedade capitalista a Autoria, a Montagem e a Gestão estão, por norma, reservadas aos proprietários dos meios de produção ou aos seus representantes delegados. Aos trabalhadores estão reservadas as actividades de Execução. Daí decorrendo que a autoridade de gestão e o direito à apropriação dos excedentes aparecem intrinsecamente ligados à propriedade.

Nenhuma razão técnica, ou económica, obriga a que assim seja. Vejamos porquê.

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